Porquê? Homenagem aos Bombeiros Portugueses

Ao longo destes últimos dias, tenho reparado que há algo de muito errado a acontecer, isto porque, tenho visto os noticiários e observei o que eu não queria ver ou sequer imaginar ou até mesmo “sonhar” nos meus piores pesadelos!

Eu vi Portugal ser consumido pelas chamas,… infelizmente, também vi lágrimas, desespero, aflição, medo e angústia na face das pessoas… que, num minuto tinham casas, terrenos agrícolas, palheiros, anexos e no minuto, quer dizer, na fracção de segundos adiante, não tinham nada!

O fogo feroz e avassalador passou e nem sequer perguntou se podia passar. Pois, perguntar não perguntou mas muitas vezes é convidado a entrar “pelas mãos criminosas”, no caso de fogo posto ou no caso dos fumadores que, deixam à mercê do vento decidir onde cairá a beata. Irónico não é?

Expliquem-me agora ou digam-me ou respondam:

– Porquê? Mas porquê?

– Afinal, qual é o prazer de colocar fogo?

– Será sadismo? Gostam de ver a Mãe Natureza pagar pela vossa maldade? Ou masoquismo? Gostavam que a dor que, a floresta sente fosse infligida, na vossa pessoa? Querem experimentar a dor? Pois,… bem me pareceu que não. Nunca, ouvi relatos de incendiários falecerem no meio do fogo que, atearam!? Deve ser uma óptima sensação, não é?

Parem! Já chega! Basta! Não acham que já fizeram mal suficiente?

Se as lágrimas das pessoas que, sofrem de verdade conseguissem apagar as chamas… não haveria bombeiros mortos.

Ah, ia-me esquecendo a água (um bem essencial à nossa existência), pode apagar o fogo… mas não consegue apagar a maldade dos maus corações…

– Mas porquê? Continuo sem entender!!!! Então, e os Srs. Fumadores já pensaram que… inconscientemente ou conscientemente (depende de como cada um deita a cabeça na almofada e se consegue ou não dormir) são homicidas?

– Pelo menos, será que, um dia ou um minuto que seja… podem MATAR alguém com o simples acto de “deixar fora” a beata, enquanto vão de viagem pela janela, sabem? Pensem lá! Fazem-no ou não?

– Acham que o Sol que nos ilumina ou o calor que nos leva à praia… são os causadores dos fogos que deflagram todos os anos, por esta altura? Engraçado, não é? O cúmulo é que é só no Verão! Existem também Invernos secos! Alguns até, digamos, com temperaturas simpáticas para passear… não acontece nada… Irónico, não concordam!? Cá para mim, considero que os incendiários “trabalham” só no Verão.

Pois é… Acho uma piada! Nunca ninguém me respondeu às minhas dúvidas…

E com isto tudo, quero dizer o seguinte ou melhor dizendo:

Quero mesmo é homenagear os homens que, com toda a sua coragem e bravura, lutam com todas as forças para travar a fúria das chamas!

Os Soldados da Paz abdicam da própria vida para ajudar o próximo. Tentam e conseguem salvar as casas, os animais, etc… mas principalmente a Mãe Natureza que, chora cada vez que, acolhe um bombeiro no seio da sua tristeza e amargura!

Já agora, pode estar fora do contexto o que vou perguntar mas tenho de fazê-lo?

– Porquê? Mas porquê? Ninguém ou quase ninguém dá o devido mérito a estes homens?

– Porquê? Mas porquê que são voluntários? Voluntariar para morrer? E não auferem nada ou quase nada!?

– E vocês? Sim, vocês! Srs. Políticos só oferecem os pêsames? Porque não experimentam ir um dia para a linha de fogo? Ah, já sei… preferem auferir chorudos ordenados sentados nas vossas poltronas que, compraram com o sacrifício dos contribuintes, é não é?

Pois, já vi que sim. Simplesmente ficam impávidos e serenos a ver o noticiário. ACORDEM!

O País está de luto! As florestas portuguesas estão negras! Pessoas faleceram! Aldeias foram devastadas!

O filme de terror (era bom se fosse só um filme) aconteceu no Funchal, na Covilhã, na Guarda,…

Querem saber as estatísticas? Não? Mas digo na mesma!

Desde 1980 faleceram em serviço 217 bombeiros em Portugal e 104 perderam a vida em incêndios florestais.

Então agora imaginem pelo Mundo inteiro. As pessoas que faleceram com a fúria das chamas… os bens materiais nestas alturas… não interessam, visto que, a vida de um ser humano não tem preço. Mas para os sobreviventes que, sofrem a perda dos entes queridos e também perdem o que construíram uma vida inteira… não há palavras!

Soldados da Paz DIGO em meu nome e acho que, posso falar por toda a humanidade, OBRIGADO!

Silêncio que não quer Calar

3 thoughts on “Porquê? Homenagem aos Bombeiros Portugueses

Deixe uma Resposta

